JigglyBlog - Hence, Proved.


    Procurando Horse? Clique aqui!


On my feet I walk, with my legs I run,
In my arms I'll hold another day.
With my head I think, from my heart I sing,
With my hands to my face I pray...


domingo, maio 22, 2005



Cuidado, Llamas!

Annoyances.org - Windows 98 Annoyances, the Book


posted by Juliana at 7:55 PM ***




quarta-feira, maio 18, 2005



As Aventuras de Juliana no Posto de Saúde

Introdução

Então aconteceu que por causa da minha bolsa da CAPES para doutorado nos Estados Unidos, eu tenho uma quantidade infinita de formulários para preencher. O mais recente é para o plano de saúde que a Fulbright vai me dar. Este formulário pergunta, entre outras coisas, sobre todas as vacinas que eu já tomei na minha vida, e em particular pedia para fazer um teste de PPD.

Eu não sabia, mas sei agora: este teste é para testar a sua resposta imunológica à tuberculose. Se você não reagir ao teste, precisa tomar a vacina BCG. Esta é uma daquelas milhares de vacinas que você toma quando criança. Eu também não sabia, mas sei agora: na minha época isso se dava só uma vez. As crianças de hoje tomam um reforço por volta dos 8 anos de idade. Eu, naturalmente, não tomei este reforço.

Aliás eu tinha minhas dúvidas de que eu tivesse sequer tomado a vacina. A BCG é aquela que deixa aquela marca horrível no braço que todo mundo tem. Eu não tenho. Mas, surpreendentemente, o meu cartão de vacinação infantil ainda existe, e comprova que eu tomei. Eu tinha 1 mês e 4 dias de idade.

Parte 1

Quarta feira passada eu tinha ido no posto de saúde tomar uma vacina DT. Esta, eu aprendi também, é o reforço da DPT que você toma quando criança. DPT é difteria, coqueluxe e tétano, mas vacina de coqueluxe não pode dar em adulto então toma só DT. Esta é para reforçar de 10 em 10 anos. Mas eu, naturalmente, nunca reforcei nada, só tomei a DPT.

Ao tomar a DT, perguntei sobre a BCG. O cara do setor de vacinas do posto de saúde me informou que antes de tomar a BCG eu tinha que fazer o teste do PPD, o que me deixou feliz porque batia com a informação que eu tinha no formulário. Fui então procurar o setor de teste de PPD, que é o setor de tuberculose obviamente, onde você fica lá esperando para ser atendido e morrendo de medo das pessoas que estão esperando para serem atendidas ao seu lado, porque elas estão esperando seus remédios, elas têm tuberculose!

Diga-se de passagem que "procurar o setor x" naquele posto de saúde é uma aventura por si só. Tudo bem, as portas têm placas indicando o que elas são, mas os corredores têm mil portas, e eles não são retos, não se encontram ortogonalmente uns com os outros, as escadas são escondidas, existem várias passagens secretas, você anda numa direção qualquer e depois aparece no mesmo lugar, percebendo que andou em círculos... Eu não estou de brincadeira, é assim mesmo. Totalmente labirintoso.

Mas enfim... Fui informada de que o PPD só era feito às terças e sextas. Porque tem que fazer a inoculação em um dia e voltar três dias depois para ver o que aconteceu (se teve reação). Ok, faz sentido. Volta-se na sexta feira.

Parte 2

- Oi, eu quero fazer um teste de PPD.
- Por que?
- Para ver se eu tenho que tomar a vacina BCG.
- Por que?
- Porque é uma exigência do meu plano de saúde.
- Ok... Vai lá em cima na Epidemiologia e pede para eles fazerem um pedido.

Achar a escada que leva "lá pra cima" foi, eu diria, a parte mais interessante do labirintismo do posto, previamente mencionado. Mas não tinha ninguém lá em cima.

- Não tinha ninguém lá em cima.
- Ah... Então fala com a médica ali naquela sala e pede para ela escrever o pedido.

- Oi, médica. Eu queria fazer um teste de PPD.
- Por que?
- Porque meu plano de saúde pediu.
- Ok... Só não sei o que escrever aqui no pedido.
- Escreve que meu plano de saúde pediu.
- Tá legal.

Daí me fizeram o teste sem reclamar mais. O teste consiste de injetar uma parada embaixo da pele do seu antebraço. Na hora faz uma bolinha que parece uma picada de mosquito. Dói pra burro. Depois pára de doer, a bolinha some, e o local fica rosadinho. Teoricamente, durante os próximos dias, você não pode coçar nem nada desse tipo (e eu fiquei com medo de sentir coceira - não senti nada), e o tamanho da área irritada vai aumentar, e depois de três dias eles vão medir, com uma régua, o tamanho da irritação. Este é o teste.

Parte 3

Segunda feira seguinte.

- Oi, vim fazer a leitura do meu teste de PPD que fiz na sexta.
- Ok, senta aqui. ... Tem certeza que você fez o teste?
- Tenho. Foi aqui.
- Ah... É que não tem nada.

Tem sim, tem um rosadinho mais ou menos do tamanho que era a picada de mosquito, mas é bem fraquinho, eu entendo ela não ter visto.

- Ah... Que bom?
- É, o resultado deu negativo.
- E aí, eu tomo a BCG ou não?
- Não é assim que funciona.
- E como funciona?
- Você tem que falar com a médica que pediu o exame para ela te dizer se você toma a vacina ou não.
- Ok. Ela está aí agora?
- Não é assim que funciona.
- E como funciona?
- Você tem que vir na quarta feira às oito horas da manhã para mostrar esse resultado para ela.
- Ok.


Parte 4

As outras vezes que eu tinha ido no posto de saúde eram de tarde. Essa noite eu não dormi, só tirei um cochilo de tipo 1 hora. Às 8 estava lá eu firme e forte. Chegando na porta do posto, uma situação que eu não tinha visto antes, uma fila de pessoas com crianças. Passei reto e segui direto para o setor de tuberculose, que a essa altura eu já sei onde fica.

- Oi, vim ver a médica que pediu meu exame de PPD. Ela está aí?
- Não sei. Vai perguntar ali na sala de clínica médica.

- Oi, a doutora fulana está por aí?
- Ela está na sala 4.

As salas eram numeradas: 1, 2, 3, sem número, e 5. Saindo da sala sem número estava a pessoa que no outro dia me dizia "não é assim que funciona".

- Esta é a sala 4?
- Por que?
- Estou procurando a doutora fulana.
- Ela está aí, mas está atendendo.
- Ah, eu só queria falar com ela um minutinho.
- Não é assim que funciona. Batendo na porta. Quem te falou pra bater na porta dela?
- O pessoal na sala de clínica médica.
- Mas não é assim que funciona.
- E como funciona?
- Eu vou fazer uma ficha para você e colocar você na fila. Senta aí e espera.

Milhares de pessoas sentadas esperando. Depois de algum tempo, a doutora fulana chama uma dessas pessoas, que entra na sala. Muitos minutos depois ela sai para chamar o próximo, e eu, percebendo que aquilo levaria tempo infinito + 1, entro na sala dela antes do paciente seguinte e pergunto,

- Doutora, posso falar um minutinho com você?
- Pode.
- É que eu pedi um teste de PPD para você semana passada, lembra?
- Lembro. Tá aqui.
- Pode tomar a vacina com esse resultado?
- Pode, mas para eu escrever a autorização, você vai ter que esperar na fila pela sua consulta.
- Ah, mas é só isso. É rapidinho.
- Não, você tem que ficar na fila.
- Então tá... Outro dia eu faço isso, que hoje estou com pressa.

Mentira, que eu não estava com pressa, mas não pude acreditar que precisaria disso simplesmente para tomar uma vacina. Fui direto no lugar das vacinas.

- Oi, lembra de mim? Eu tomei uma DT semana passada.
- Lembro. Trouxe seu cartão de vacinação?
- Até trouxe, mas...
- Deixa eu ver.

E começou a querer rabiscar essas vacinas novas meio montadas em cima das vacinas que eu tomei quando criança. Ah, mas se você tomou a DT em 1985 não precisava estar tomando de novo não... Como assim? Faz 20 anos isso! Vacina de tétano é de 10 em 10 anos! Enfim, consegui convencer ela a não rabiscar meu cartão.

- Eu vim aqui hoje por outro motivo. Meu teste de PPD deu negativo. Posso tomar a BCG?
- É, com resultado negativo a gente costuma dar a vacina.
- Certo. Mas a médica me disse que eu precisava entrar numa fila enorme para ela escrever a autorização. Já que o resultado negativo implica em tomar vacina, não tem como você me dar a vacina sem esta autorização por escrito?
- Precisa de autorização?
- Ué, não sei, precisa?
- Você que está falando que precisa.
- Mas eu não sei nada. Quem sabe é você. Só estou dizendo o que a médica me disse.
- E ela disse que precisa de autorização?
- Sim, mas quem sabe é você, que dá a vacina...
- Olha, faz o seguinte. Vai lá em cima na Epidemiologia e pede pra eles escreverem a autorização.

A Epidemiologia é Outra Coisa. Lá não é cheio de pessoas endeusando tudo que os médicos dizem, nem de médicos arrogantes querendo ser endeusados. Lá tem duas ou três pessoas que falam com você como se você fosse, de fato, uma pessoa.

- Oi, eu fiz um teste de PPD semana passada e deu negativo. Posso tomar a BCG?
- Deve.
- Então como é que eu faço? Você escreve um pedido pra eu levar lá embaixo?
- Pode deixar que eu vou lá com você.

Olha que surpresa boa. Nesse mundo estranho, encontrei alguém com o cúmulo da boa vontade. Ela foi lá embaixo comigo, falou pra pessoa de lá me dar a vacina, me explicou tudo sobre a vacina, o que ia acontecer com meu braço, toda a história de terror da ferida monstro que deve fazer até eu ficar com aquela cicatriz horrorosa, daí eu tomei a vacina e doeu só um pouquinho e eu fui embora e pronto.

Mas eu acho que não vai dar cicatriz, não. Na hora ficou até aquela bolinha parecida com picada de mosquito como no PPD, mas agora absorveu tudo. Eu acho que eu tenho anticorpos contra anticorpos contra tuberculose. Ainda bem que a probabilidade de eu pegar essa doença é mínima, mas enfim, eu fiz a minha parte, e a formalidade de fazer o teste e tomar a vacina foi cumprida para anotar no meu formulário.

É, vocês pensam que podem me fazer desistir dessa bolsa com um caminhão de burocracia, mas não podem não! Eu venço uma batalha de cada vez. Todas elas.


posted by Juliana at 10:10 AM ***




segunda-feira, maio 09, 2005



Pedaço de conversa ouvida no elevador...

- Daí eu tive que ir no banco pagar a conta, porque sou eu que pago todas as contas de casa, já que o meu marido sai de casa às seis da manhã e volta às nove da noite...

Reação imediata... Ok, isto não é bom.

Mas daí eu fico pensando. Claro que sair de casa às seis da manhã e voltar às nove da noite é exagero, mas eu bem tenho passado mais tempo na rua do que gostaria.

Só de ver como está a minha agenda esta semana dá medo. Tem um bilhão de coisas diferentes marcadas para fazer. A minha sorte é que todas (ou quase todas) são coisas legais, coisas que eu de fato fico feliz de estarem na minha agenda.

O problema é a quantidade. Não existem horas suficientes em um dia, não existem dias suficientes em um mês. Ou quatro meses. Ou uma vida.

Acho que estou virando escrava dos meus compromissos. Preciso decidir o quanto isso me incomoda, sei lá, é complicado. Acho que não sei bem o que estou querendo dizer. Vou parar pra pensar um pouco mais sobre isso.


posted by Juliana at 11:33 PM ***




sábado, maio 07, 2005



Eu nunca tinha criado nenhuma comunidade no orkut.

Hoje eu criei duas :)

Eu não faço debug

Vivinho with lasers


posted by Juliana at 5:29 AM ***




segunda-feira, maio 02, 2005



Boa idéia:

Colocar uma imagem com letras distorcidas num formulário de cadastro, para impedir que robôs reconheçam as letras e se cadastrem automaticamente.

Má idéia:

Fazer tais letras tão distorcidas que seres humanos também não conseguem reconhecê-las.


posted by Juliana at 11:57 PM ***









This page is powered by Blogger. Isn't yours?
Weblog Commenting by HaloScan.com





Meus Lances

Desenhos
FanFiction
FictionPress
Fotos
Fotolog
Orkut
Multiply
ICQ
Jogos
Horse
Email: jufreire@gmail.com

Blogs Que Leio

Carol Alfaro
Claus
Daniela
Felipe
Fernando
Frederico
Kitty
Lorena
Lucia
Maia
Mônica
Renata
Vinicius
Will

Bandas

Cabaret
Grandprix
Netunos
Perdidos na Selva
Sack Trick

Outros Lances

Editing Room
Neil Gaiman
Scott Adams
Real Life

Programação

ACM
Valadollid
TopCoder

Archives

06/01/2001 - 07/01/2001
07/01/2001 - 08/01/2001
08/01/2001 - 09/01/2001
09/01/2001 - 10/01/2001
10/01/2001 - 11/01/2001
11/01/2001 - 12/01/2001
12/01/2001 - 01/01/2002
01/01/2002 - 02/01/2002
02/01/2002 - 03/01/2002
03/01/2002 - 04/01/2002
04/01/2002 - 05/01/2002
05/01/2002 - 06/01/2002
06/01/2002 - 07/01/2002
07/01/2002 - 08/01/2002
08/01/2002 - 09/01/2002
09/01/2002 - 10/01/2002
10/01/2002 - 11/01/2002
11/01/2002 - 12/01/2002
12/01/2002 - 01/01/2003
01/01/2003 - 02/01/2003
02/01/2003 - 03/01/2003
03/01/2003 - 04/01/2003
04/01/2003 - 05/01/2003
05/01/2003 - 06/01/2003
06/01/2003 - 07/01/2003
07/01/2003 - 08/01/2003
08/01/2003 - 09/01/2003
09/01/2003 - 10/01/2003
10/01/2003 - 11/01/2003
11/01/2003 - 12/01/2003
12/01/2003 - 01/01/2004
01/01/2004 - 02/01/2004
02/01/2004 - 03/01/2004
03/01/2004 - 04/01/2004
04/01/2004 - 05/01/2004
05/01/2004 - 06/01/2004
06/01/2004 - 07/01/2004
07/01/2004 - 08/01/2004
08/01/2004 - 09/01/2004
09/01/2004 - 10/01/2004
10/01/2004 - 11/01/2004
11/01/2004 - 12/01/2004
12/01/2004 - 01/01/2005
01/01/2005 - 02/01/2005
02/01/2005 - 03/01/2005
03/01/2005 - 04/01/2005
04/01/2005 - 05/01/2005
05/01/2005 - 06/01/2005
06/01/2005 - 07/01/2005
07/01/2005 - 08/01/2005
08/01/2005 - 09/01/2005
09/01/2005 - 10/01/2005
10/01/2005 - 11/01/2005
12/01/2005 - 01/01/2006
03/01/2006 - 04/01/2006
07/01/2006 - 08/01/2006
08/01/2006 - 09/01/2006
09/01/2006 - 10/01/2006
10/01/2006 - 11/01/2006
11/01/2006 - 12/01/2006
12/01/2006 - 01/01/2007
01/01/2007 - 02/01/2007
02/01/2007 - 03/01/2007
03/01/2007 - 04/01/2007
04/01/2007 - 05/01/2007
05/01/2007 - 06/01/2007
06/01/2007 - 07/01/2007
07/01/2007 - 08/01/2007
08/01/2007 - 09/01/2007
09/01/2007 - 10/01/2007
10/01/2007 - 11/01/2007
11/01/2007 - 12/01/2007
12/01/2007 - 01/01/2008
01/01/2008 - 02/01/2008
02/01/2008 - 03/01/2008
03/01/2008 - 04/01/2008
04/01/2008 - 05/01/2008
08/01/2008 - 09/01/2008
12/01/2009 - 01/01/2010